Qual a duração dos calores da menopausa?

A duração dos calores da menopausa sempre preocupou mulheres em função do sofrimento provocado. Além do mais, a dificuldade de prever quando terminariam potencializaria o estresse da situação. Assim sendo, estudos têm procurado correlacionar as ondas de calor a características étnicas e raciais, idade do início dos sintomas e nível sócio-econômico a diferentes grupos de mulheres.

Desse modo, chegaram a determinadas associações de grupos com duração dos calores da menopausa que variariam de 3 a 20 anos. Assim, aproveite a oportunidade para descobrir qual pode vir a ser a duração dos seus calores na menopausa.

80% das mulheres na Transição da Menopausa vai apresentar fogachos e suores noturnos

Ondas de calor simbolizam a menopausa

As ondas de calor são consideradas clássicas manifestações da menopausa. Assim sendo, poderiam aparecer em qualquer momento da longa transição, interferindo no bem-estar da mulher. Em função do grande desconforto provocado, os calores e os suores têm sido os responsáveis por fazerem as mulheres procurar tratamento médico na Menopausa.

Sintomas vasomotores: os calores da menopausa

As ondas de calor e os suores são chamados de sintomas vasomotores [VMS} pois estão relacionados a disfunções nos mecanismos de controle da temperatura.

Termostato X sintomas vasomotores

Assim como os aparelhos de ar condicionado possuem um termostato para manter a temperatura dentro de uma faixa térmica pré-determinada, nós, seres humanos,também temos. Assim sendo, é este termostato que vai centralizar o controle da temperatura e adequá-la ao perfeito funcionamento de todas as células do nosso organismo.

Ou seja, qualquer situação que aumente ou diminua os níveis de temperatura além dos limites estipulados vai desencadear uma intensa resposta compensatória.

Portanto, é esta resposta rápida e violenta do organismo a alterações da temperatura do organismo que vai provocar os sintomas vasomotores.

Ações dos hormônios ovarianos na regulação da temperatura

A duração dos calores da menopausa preocupa mulheres de diferentes etnias .
Os sintomas da menopausa afligem as mulheres de diferentes raças e etnias em maior ou menor intensidade .

A flutuação dos níveis do hormônio Estradiol parece ser a principal responsável por estes sintomas, já que interferiria na amplitude da faixa de controle da temperatura. Assim sendo, quando o circuito do controle de temperatura central, que é finamente ajustado, for quebrado, o organismo vai precisar reagir prontamente. Desse modo, uma resposta de perda de calor violenta e, até, exagerada, vai acontecer através da eliminação do calor através da pele e da sudorese. Ou seja, os sintomas vasomotores.

As mulheres começam a apresentar uma maior sensibilidade ao calor quando iniciam a transição da menopausa. Isto é, muito antes do aparecimento de alterações perceptíveis de fluxo ou ciclo menstrual, elas começam a perceber que estão sentindo mais calor [não ondas de calor] do que os outros.

Pico dos sintomas vasomotores associados ao final da perimenopausa

Entretanto, as ondas de calor ou fogachos, como também são chamados, vão surgir mais adiante, quando os níveis dos hormônios femininos começarem a flutuar. Isto é, a frequência dos sintomas vasomotores atingiria o pico mais ao final da Perimenopausa, em torno da última menstruação da mulher.

A duração dos calores da menopausa poderia acontecer de maneira muito diferente entre as mulheres.

Assim sendo, poderíamos encontrar mulheres que passariam por toda transição da menopausa e respectivas alterações hormonais sem apresentar uma mínima onda de calor.

Todavia, outras começariam a ter sintomas vasomotores, precocemente, e estes persistiriam por anos e anos.

Estudos sobre a duração dos calores da menopausa

Apresentação dos calores da menopausa em diferentes grupos étnicos e raciais

Recentemente, um grande estudo foi realizado com o objetivo de analisar os sintomas vasomotores apresentados por mulheres de diferentes grupos étnicos/raciais. Desse modo, foram incluídas mulheres caucasianas [brancas], afro-americanas [negras], chinesas, japonesas e hispânicas que foram entrevistadas pessoalmente ou por telefone.

Assim sendo, o estudo avaliou um total de 14.906 mulheres que responderam a um extenso questionário abordando sintomas de menopausa, histórico menstrual e dados sociodemográficos.

Ao final, a análise mostrou que, nos cinco grupos raciais / étnicos, dois conjuntos de sintomas se destacaram. Ou seja, as manifestações físicas, características da menopausa, como os sintomas vasomotores [ondas de calor e suores] e as emocionais.

*Características dos sintomas da menopausa X grupos étnicos/raciais

Em suma, o estudo mostrou que as mulheres caucasianas apresentaram, significativamente, mais sintomas emocionais que os outros grupos.

Por outro lado, as mulheres afro-americanas foram as que tiveram calores e suores noturnos por mais tempo e, também, de maior intensidade.

Duração dos calores da menopausa afeta o emocional feminino .

Mulheres caucasianas apresentaram mais sintomas emocionais

Sintomas vasomotores são intensos nas mulheres afro-americanas .

Mulheres afro-americanas referiram mais sintomas vasomotores [ondas de calor e suores]

*Duração dos calores da menopausa X grupos étnicos/raciais

A duração média dos sintomas vasomotores variou, significativamente, de acordo com a raça/etnia das mulheres:

  • as afro-americanas relataram a duração total mais longa dos calorões: 10 anos
  • as orientais chinesas estavam entre as que tiveram períodos de fogachos menores: apresentaram sintomas por 5 anos e meio
  • as orientais japonesas foram as que tiveram o menor período de ondas de calor entre todas as mulheres: apenas 5 anos [tempo total]
  • as brancas não-hispânicas tiveram fogachos por 6 anos e meio em média
  • as brancas hispânicas apresentaram calorões por 9 anos em média

*Início dos sintomas vasomotores X duração

Quando o estudo levou em consideração a fase em que os sintomas vasomotores iniciaram, verificou que as mulheres que estavam no começo da transição da menopausa, foram as que mais padeceram. Ou seja, elas apresentaram uma duração dos calores da menopausa de quase 20 anos.

Por outro lado, as mulheres que começaram a ter as ondas de calor apenas no início da pós-menopausa, tiveram os calores da menopausa durante 3 anos e meio somente.

Além do mais, quando a duração dos calores da menopausa das participantes foi analisado, a média foi de 7 anos e meio.

*Nível sócio-econômico X duração dos calores da menopausa

A duração total dos sintomas vasomotores [VMS] foi significativamente mais curta em mulheres que eram casadas ou tinham uma relação estável.

As mulheres que apresentaram um maior nível educacional e menor tensão financeira referiram ter tido fogachos por um período de tempo mais curto.

Duração dos calores da menopausa pode atingir a

As mulheres que tiveram calores já no início da perimenopausa persistiram com eles por mais 20 anos em média.

Padrões de apresentação e duração dos calores da menopausa

Outro importante estudo, publicado em 2016, analisou o comportamento dos sintomas vasomotores ao longo de toda a transição da menopausa. Desse modo, os autores avaliaram quando as ondas de calor iniciavam, qual sua frequência e se demonstravam algum ‘ritmo’ de apresentação.

Ao final, verificaram que os sintomas vasomotores se enquadravam em 4 padrões de manifestações distintos.

Apresentação e duração dos calores da menopausa-Padrões

*Ondas de calor de Início Precoce*

Os calores iniciariam até 11 anos antes da menopausa [última menstruação]. Entretanto, logo após a parada da menstruação, sua frequência diminuiria e eles desapareceriam. Portanto, este padrão ocorreria em 18,4% das mulheres.

*Ondas de Calor Início Tardio*

Os sintomas vasomotores apareceriam, apenas, próximo da última menstruação da mulher. Entretanto, as ondas de calor continuariam por muitos anos após a Menopausa. Assim, este padrão viria a ocorrer em 29% das mulheres.

*Calores da Menopausa de Longa Duração e Frequência Elevada*

As ondas de calor iniciariam vários anos antes da menopausa [última menstruação da vida da mulher] e ocorreriam com grande frequência. Por outro lado, apenas desapareceriam muitos anos depois da menopausa. Este padrão acometeria 25,6% das mulheres.

*Calores da Menopausa de Longa Duração e Frequência Diminuída*

Os sintomas vasomotores surgiriam muitos anos antes da parada da menstruação, ocorrendo de modo bastante espaçado [pouca frequência]. Haveria, apenas, um ligeiro aumento em torno da última menstruação e, então, as ondas de calor desapareceriam. Dessa maneira, o padrão correria em 27% das mulheres.

Conclusões

Inúmeras são as variáveis envolvidas na previsão da duração dos calores da menopausa. Entretanto, nos últimos anos, vários padrões de apresentação dos calores da menopausa e de sua duração já foram encontrados, facilitando estas previsões. Assim, você conseguiria se enquadrar em algum dos padrões descritos acima?

Referências: Characterizing the Trajectories of Vasomotor Symptoms Across the Menopausal Transition– Menopause. 2016 Oct; 23(10): 1067–1074. Tepper PG, Brooks MM, Randolph JF Jr, Crawford SL

Deixe um comentário