Existe um Aumento da Queda de Cabelo na Menopausa?

Para tristeza das mulheres, existe, sim, um aumento da queda de cabelo na menopausa. Assim, este é mais um fator a minar a autoestima feminina nesta fase crítica da vida.

Entretanto, frequentemente, as mulheres já chegam à perimenopausa com um volume de cabelo diminuído. Ou seja, as flutuações hormonais ovarianas apenas potencializariam uma disfunção que já vinha acontecendo.

Abaixo, vamos ver as razões pela quais o cabelo enfraquece na menopausa.

cabelo enfraquece na menopausa

Cabelo tem forte impacto na autoestima

Na mulher+50 perda de cabelo sempre gera ansiedade

Um cabelo brilhante e volumoso passa a ideia de uma pessoa saudável e bem cuidada. Além disso, ele emoldura o rosto, valorizando a beleza feminina e passando uma ideia de juventude.

Por outro lado, cabelos ralos, quebradiços e opaco transmitem a ideia de uma saúde debilitada e envelhecida.

Pensando assim, é perfeitamente concebível que, ao perceber uma queda acentuada dos fios, as mulheres fiquem muito preocupadas.

Cabelo enfraquece na menopausa

O escasseamento do cabelo chega a atingir 60% das mulheres ANTES dos 60 anos.

Dependendo de vários fatores, não, apenas, a quantidade de cabelo diminui, mas, também, a estrutura do fio perde qualidade. Assim, o estado do cabelo parece piorar e a mulher se queixa de que não consegue “ajeitá-lo”.

Algumas vezes, a quantidade de fios de cabelo espalhados pelo chão se torna assustadora, confirmando a impressão visual. Por outro lado, algumas mulheres nem chegam a encontrar cabelos no chão. Apenas, percebem que ele parece não ter força para se desenvolver e crescer.

Na mulher+50 a perda de cabelo começa a ser notada

Anos antes da parada definitiva da menstruação, as mulheres começam a perceber algumas mudanças no cabelo. Nesta fase, porém, apenas a mulher e o profissional que cuida de seu cabelo conseguem notar o que está acontecendo. Desse modo, a situação consegue ser mantida em segredo.

Entretanto, após a menopausa, que nas brasileiras acontece em torno de 51, o cabelo como um todo começa a ser atingido pela carência dos hormônios femininos. Assim sendo, os familiares e pessoas próximas começam a perceber o escasseamento do cabelo.

Qual a perda de cabelo que é considerada normal?

A perda de 70 fios até, no máximo, 100 fios de cabelo ao dia pode ser considerada normal.

Entretanto, quando a perda é superior ou persistente, acende-se um sinal de alerta, indicando que algo não vai bem e a causa precisa ser identificada.

Aumento da queda de cabelo na menopausa

A perda de 70 a 100 fios de cabelo ao dia é considerada normal.

Alterações nos estágios da vida do cabelo na menopausa podem provocar aumento da queda de cabelo

Em condições normais, os cabelos seriam encontrados no couro cabeludo em três estágios:

  • Anágeno: período fase de crescimento – 80% dos cabelos.
  • Catágeno: período de involução do folículo piloso – 1% dos cabelos.
  • Telógeno: período de descanso do cabelo – 19% dos cabelos.

A simples alteração destas proporções, mesmo que pequena, já poderia provocar uma queda de cabelo significativa.

O que acontece que o cabelo enfraquece na perimenopausa e menopausa?

Aumento da queda de cabelo na menopausa
Cabelos volumosos passam a ideia de saúde e juventude

Fisiologicamente, na Perimenopausa, a constante flutuação dos hormônios produzidos pelos ovários tenderia a provocar um desequilíbrio entre os níveis diminuídos do Estradiol e os níveis desproporcionalmente aumentados do hormônio masculino Testosterona [nas mulheres mais susceptíveis].

Este aumento da concentração de andrógenos [hormônios masculinos] no sangue costuma ser temporário e na grande maioria das mulheres é sutil, não provocando maiores problemas aos fios de cabelo nem uma queda acentuada e irreversível.

Entretanto, num grupo menor de mulheres, aquelas mais suscetíveis em função da genética ou de alterações metabólicas prévias, o aumento dos níveis de andrógenos é mais intenso e persiste por longos períodos, causando a perda de volume e afinamento do cabelo.

Isso não significa que os hormônios afetados pela Menopausa sejam os únicos responsáveis pelas alterações do cabelo. A idade em si é um fator e, embora as mulheres possam cuidar do cabelo esteticamente, este é um aspecto do processo de envelhecimento que nem sempre podemos controlar.

A maioria das mulheres que percebe aumento na queda de cabelo por volta da Menopausa, não tem nada alterado em termos médicos.

Queda de Cabelo Padrão Feminino (FPHL)

Queda de Cabelo Padrão Feminino (FPHL).

Algumas mulheres podem experimentar uma queda de cabelo mais acentuada, descrita como Queda de Cabelo Padrão Feminino (FPHL).

A Queda de Cabelo Padrão Feminino (FPHL) é bastante comum entre as mulheres e tende a aumentar com a idade. Embora, teoricamente, possa acontecer em qualquer fase da vida, a condição ocorre mais comumente na Transição da Menopausa.

Nesse caso, o escasseamento dos fios de cabelo é, normalmente, mais aparente na parte central da cabeça e, na frente, na testa. Algumas vezes, a queda dos fios de cabelo pode acontecer nas regiões parietais [nas laterais] e occipital [ atrás].

Outras causas de perda de cabelo na mulher+50

Ocasionalmente, em momentos de muito estresse, o crescimento do cabelo pode ser abalado como, por exemplo, em períodos de doenças graves, choque emocional e dietas intensas. Alguns medicamentos podem, também, ter influência.

A genética também é importante e você pode vir a observar uma tendência familiar no padrão da queda de cabelo.

Uma perda completa do cabelo, como ocorre em homens que ficam carecas, é muito rara em mulheres e geralmente é causada por tratamento médico, como quimioterapia.

O aumento da queda de cabelo na menopausa pode ser tratado ou atenuado?

Aumento da queda de cabelo na menopausa

Às vezes, a qualidade do cabelo e sua aparência poderiam ser melhoradas com pequenos cuidados na Menopausa.

  • Evitar o uso de chapas alisadoras, secadores de cabelo e outras ferramentas que possam danificam em função do calor.
  • Usar shampoos e condicionadores que contenham substâncias espessantes que possam dar uma melhorar aparência ao cabelo.
  • Fazer uma dieta saudável e variada, rica em proteínas [ constroem os fios do cabelo].
  • Soluções tópicas para aumentar o crescimento do cabelo podem ser adquiridas. Isso leva vários meses para fazer um efeito perceptível e deve ser usado continuamente, ou a perda de cabelo retornará.
  • Alguns medicamentos têm efeitos colaterais que podem incluir perda de cabelo. Converse com seu médico sobre isso.
  • Acalmar-se!

Conclusão

Fique tranquila! A maioria das perdas de cabelo relacionadas à menopausa diminui com o tempo. Entretanto, a menos que você faça um tratamento de reposição hormonal da menopausa, seu cabelo nunca mais será o mesmo.

Algumas doenças da pele e cabelos podem se manifestar durante qualquer fase da vida da mulher, inclusive na Perimenopausa e Pós-menopausa. Assim sendo, mesmo que sejam doenças relativamente raras, caso você perceba alguma manifestação brusca o de intensidade maior, busque orientação médica.

Atenção!

Algumas doenças ligadas ao excesso de produção de andrógenos pela glândula supra-renal ou ovários podem provocar queda de cabelo e alterações de pele e/ou excesso de pelos corporais.

Mulheres que apresentassem uma maior concentração desses hormônios, provocadas por fatores endógenos ou exógenos, perderiam muito cabelo. Também, tenderiam a apresentar, simultaneamente, excesso de pelos e acne, em quantidades significativas, na face, dorso, peito, virilha e pernas.

Nesses casos, as manifestações costumam ser mais rápidas e intensas, exigindo avaliação médica, o mais rápido possível, para diagnóstico e tratamento.

Deixe um comentário