Sem sombra de dúvida, a mulher+50 deveria se maquiar, diariamente, como parte de um ritual de beleza, num momento apenas seu. Ainda mais, nesta fase da vida repleta de mudanças que é a menopausa e que provoca tantas alterações no organismo feminino. Neste sentido, portanto, mesmo uma maquiagem bem leve, como passar, apenas, lápis e rímel, já serviria para empoderar sua autoestima.
A mulher+50 deveria se maquiar seguindo seu jeito de ser e estilo de vida
A maquiagem valoriza a mulher. Assim, quando nos olhamos no espelho e gostamos da nossa imagem, melhoramos nossa autoestima.
Certamente, ao longo de uma vida, a quase totalidade das mulheres já deve ter desenvolvido seu estilo próprio de maquiagem. Assim sendo, algumas mulheres adorariam seguir todos os passos de uma maquiagem completa.
Outras, teriam se acostumado a aplicar, apenas, uma base com filtro, enquanto outras, ainda, usariam somente um batom. Nesse direção, as mais práticas ou, talvez, as mais atarefadas teriam adaptado uma maquiagem clean, composta pelo lápis para contorno dos olhos e rímel.
Por outro lado, um grande grupo de mulheres teria optado por um estilo tão minimalista que não se maquiaria nunca, ou seja, andaria de ‘cara lavada’.
A maquiagem foi invenção dos egípcios
Ao contrário do que muitas poderiam pensar, a maquiagem não é um avanço recente. Na verdade, existem várias provas de que ela já seria usada desde os primórdios da civilização.
As mulheres egípcias parecem ter sido as primeiras a adotar a pintura do rosto, contornando os olhos e as sobrancelhas com uma espécie de carvão.
Inicialmente, o uso do carvão tinha por objetivo impedir a aproximação de insetos do rosto das pessoas e havia sido desenvolvido para a proteção do Faraó e nobres da corte. Ao longo do tempo, a pintura marcante dos olhos acabou se tornando um símbolo de nobreza e poder, sendo adotado por toda a população egípcia.
Na mulher+50 a autoestima poderia ser impulsionada por um batom...
Por que a mulher+50 deveria se maquiar?
Estudos chegaram à conclusão que aproximadamente 44% das mulheres americanas não sairia de casa sem fazer makeup.
As mulheres avaliadas disseram acreditar que, se elas aparecessem ao natural, sem maquiagem, não se sentiriam seguras. Desse modo, imaginavam que não conseguiriam atingir seus objetivos.
Este e outros estudos começaram a mostrar uma forte relação entre o uso da maquiagem e o aumento da autoestima feminina.
A maquiagem valoriza a mulher
Estudos recentes sobre o assunto, sugeriram a existência de dois motivos principais para o uso de maquiagem. Isto é, verificaram que um grupo de mulheres se maquiaria para se sobressair em relação às outras e o outro grupo para passar despercebido.
Razões que levariam a mulher a se maquiar
Primeiro: Para se destacar!
As mulheres se maquiariam para destacar suas características positivas e ficarem mais bonitas. Ou seja, usariam a maquiagem para chamar a atenção e se destacar. Portanto, seria usado com o objetivo de se sentirem mais confiantes, sociáveis e seguras de si.
Segundo: Para passar despercebida, sem ser notada!
Neste grupo, o objetivo seria, justamente, o contrário do primeiro. Ou seja, as mulheres usariam a maquiagem para corrigir pequenas imperfeições em face e pescoço, tentando não atrair a atenção das outras pessoas para este “defeitos”. Desse modo, seria uma espécie de camuflagem. Além do mais, esta costuma ser a principal razão das mulheres que se consideram inseguras e ansiosas.
Em qual dos dois grupos você se enquadraria?
Mesmo em casa, no dia a dia, a mulher+50 deveria se maquiar! Por que? Para ela se amar ainda mais!
Desde muito jovens, as mulheres são orientadas sobre a importância da beleza, incutindo a ideia de que esta seria uma espécie de passaporte para o sucesso na vida amorosa ou profissional.
Assim, mesmo situações menos importantes seriam conquistadas com maior facilidade se a mulher fosse bonita e atraente.
Nesse sentido, um trabalho realizado pela Association for Psychological Science, nos Estudos Unidos, encontrou dados que sugeririam que as pessoas bonitas e atraentes seriam tratadas de maneira diferenciada, mais favorável, em todas as áreas da vida.
Portanto, tendo por base os exemplos citados acima, um dos motivos pelos quais a autoestima feminina sofra um impacto tão grande ao chegar na menopausa, seja o fantasma da perda da juventude (e da beleza).
O que torna a mulher atraente do ponto de vista masculino?
Há muito tempo, pesquisadores vem estudando quais seriam as características universais que tornariam o rosto da mulher mais atraente para o homem. Neste sentido, encontraram duas características principais que contribuiriam para a atratividade facial.
Primeira: o contraste da tonalidade da pele em relação aos lábios e olhos.
De modo geral, uma das características da face feminina e que chama a atenção são os lábios, mais escuros, em relação à tonalidade da pele, bem mais clara.
Do mesmo modo, porém na parte superior do rosto, haveria um grande destaque para os olhos , criando grande contraste com a pele levemente sombreada ao seu redor.
Em contrapartida, ao longo de milhares de anos, nosso cérebro foi ‘treinado’ e ‘condicionado’ a buscar estas características como sendo sinais de feminilidade. Ou seja, quanto maior fosse o contraste entre o tom de pele e os lábios ou os olhos, mais atraente o rosto desta mulher seria.
Portanto, o batom e a sombra para olhos teriam por objetivo acentuar estas características ancestrais. Assim, seriam itens indispensáveis para uma maquiagem.
Segunda: a simetria do rosto
Quanto menor a diferença entre as duas metades do rosto, mais atraente e bonita esta pessoa será considerada.
A Association for Psychological Science explica que o ser humano apreciaria, também, faces simétricas. Entretanto, a maioria das pessoas apresentaria rostos discretamente assimétricos.
Em outras palavras, muitas seriam as diferenças encontradas na população, desde uma hemi-face mais larga do que a outra, ou as maçãs do rosto mais salientes de um lado que do outro, etc…
Desse modo, a maquiagem poderia ser considerada uma ferramenta para tornar uma mulher mais atraente do ponto de vista evolutivo.
Assim sendo, quando uma maquiagem é bem feita, poderia amenizar imperfeições que pudessem afetar negativamente as características da atratividade.
Assim, tendo por base as características da atratividade feminina, deveríamos usar este arsenal a nosso favor.
Ou seja, bases e corretivos seriam usados para corrigir a tonalidade da pele e sua textura, tornando-a mais homogênea e clara. Assim, disfarçariam possíveis imperfeições associadas ao envelhecimento.
Por outro lados, lápis de contorno labial e dos olhos, bem como o delineador, realçariam olhos e boca para parecerem maiores e mais sensuais, além de mais simétricos. Blush e batom também destacariam estas áreas.
Por que a mulher +50 deveria se maquiar todos os dias-Dicas para potencializar seu poder de atração
Abaixo, algumas dicas importantes para potencializar o poder de atração da mulher.
* Base [Foundation]
A base é quem teria o maior impacto na maneira de como as mulheres são vistas. Isto se destacaria, especialmente, no ambiente profissional, onde pesquisas já mostraram que quem usa maquiagem tem mais chances de ocupar cargos elevados e de receber maiores salários.
Por outro lado, uma pele manchada e olhos com bolsas podem fazer a mulher ter uma aparência de doente ou cansada.
* Blush
Pesquisas mostraram que deixar as bochechas rosadas faria as mulheres parecerem mais jovens. Nesse sentido, também, poderiam ser associadas ao rosto mais rosado quando a mulher está excitada.
* Sombra, rímel e delineador
Seriam usados para destacar a intensidade do olhar. Por outro lado, aumentar o tamanho dos olhos também faria a mulher parecer mais jovem.
* Batom
O batom, como já sabemos, destacaria o tom dos lábios em contraste com a pele clara e aumentaria visualmente a boca.
Neste sentido, a tonalidade e a intensidade da cor também poderiam interferir na percepção masculina.
Assim sendo, mulheres que pintam os lábios com batom vermelho intenso seriam consideradas , pelos homens, mais sensuais, se comparadas àquelas cuja cor do suave ou pálida.
* Contorno facial
Nosso cérebro foi instruído a buscar simetria facial pois caracterizaria uma genética de excelente qualidade para ser transmitida aos descendentes.
O contorno facial é importante para destacar os ângulos da face, característicos da juventude.
Assim, todas as técnicas de makeup que acentuem estas característica favoráveis são bem-vindas.
Os seres humanos, ao longo de sua evolução, aprenderam que um rosto bonito é um rosto simétrico. Tal fato decorreria da associação de que um corpo simétrico sinalizaria genes de qualidade. Assim sendo, o homem traria em seu inconsciente, a busca por uma parceira com genes de qualidade para a reprodução.