Rugas faciais. O uso do Hormônio Estradiol ajudaria a prevenir?

Rugas Faciais

O enrugamento do rosto sempre foi sinônimo de envelhecimento.

Apesar disso, as rugas faciais não seriam provocadas, exclusivamente, pelo processo de envelhecimento do organismo.

Várias outras situações poderiam interferir, diretamente, na formação e na velocidade de formação das rugas, como fatores ambientais [por exemplo, a exposição ao sol e ao tabagismo] e fatores hormonais [menopausa].

A Menopausa acelera o desenvolvimento das rugas

A Menopausa é a responsável pela diminuição dos níveis do Hormônio Estradiol, causando um estado de hipoestrogenismo, que acelera a deterioração da pele provocada pelo envelhecimento ‘normal’ do organismo.

Como as rugas se formam?

As rugas se formariam em função da diminuição da elasticidade da pele provocada pela perda do tecido conectivo e pela degeneração das fibras elásticas. Mulheres que entraram na menopausa, há pouco tempo, tenderiam a ter uma perda média na elasticidade da pele de 1,5% ao ano.

Mulher madura é fotografada sem maquiagem deixando evidentes as rugas faciais.

Após a Menopausa, a cada ano, haveria uma perda de 1,5% da elasticidade da pele.

Estudo analisa as ações da reposição hormonal sobre as rugas faciais

Pesquisadores americanos analisaram a qualidade da pele de mulheres de mais de 55 anos de idade e que já estariam na menopausa há mais de 5 anos. Ou seja, apenas para esclarecer, estas mulheres haviam menstruado pela última vez há 5 anos. Este grupo foi, então, dividido em dois grupos menores para comparação.

O primeiro grupo foi formado pelas mulheres que estavam fazendo tratamento de reposição hormonal e o segundo grupo foi formado pelas mulheres que nunca haviam usado reposição hormonal da menopausa.

As mulheres que estavam se mantendo sem fazer qualquer espécie de reposição de hormônios femininos foram comparadas com as mulheres que apresentavam o mesmo tempo de evolução de menopausa, porém, estavam recebendo reposição hormonal com Estradiol.

Rugas faciais das mulheres que usaram Estradiol X Rugas das mulheres que não usaram.

Resultados

A diferença na qualidade da pele foi significativa e bastante perceptível. Nas mulheres que estavam usando hormônios femininos, a quantidade de fibras elásticas da pele havia aumentado e se apresentavam mais espessas.

Mulher de mais idade repousa na banheira deixando evidente seu rosto.

Em Menopausa há +5 anos.

Como ficaram as rugas?

A avaliação mostrou que as mulheres que fizeram reposição hormonal apresentaram um escore de formação de rugas, significativamente, menor. \

A reposição do Hormônio Estradiol, administrado via oral ou via transdérmica, vem se mostrando eficiente para retardar e prevenir o envelhecimento da pele em vários outros também.  

Deixe um comentário