Na mulher +50 insatisfação, a sensação de que nada lhe agrada nem tem graça, mesmo sem ter motivo para isso, provoca muita culpa. Por outro lado, em função destes sentimentos iniciarem na perimenopausa e, frequentemente, se estenderem por muitos e muitos, nos remeteria às flutuações dos hormônios ovarianos.
Insatisfação, a angústia no peito e aquela vontade de sumir frequentemente andam juntas.
Certos dias, você já acorda com uma sensação ruim no peito… É uma “Coisa”! Não é uma dor… Não é queimação… É um aperto, uma angústia, uma sensação de que algo ruim possa acontecer… Uma coisa que não dá pra descrever .
`As vezes, essa ” Coisa” poderia ser tão intensa, que lembraria uma sufocação, uma falta de ar… Outras vezes, só iria acelerar um pouquinho a respiração e, noutras, ainda, “a Coisa” poderia vir associada a uma espécie de palpitação.
Tanta angústia no peito faz tudo parecer cinza!
Nada mais lhe chama a atenção. Nem mesmo as coisas que você apreciava, tanto, fazer…
Até as camisetas, que você adorava customizar com miçangas e lantejoulas, ficaram de lado… Estão no canto do balcão, empoeirando…
Sem falar nas pessoas… Todo mundo anda “meio” chato…
Em resumo, você está insatisfeita.
Na mulher+50 insatisfação parece estar sempre presente
Ninguém lhe compreende. Assim, você só tem vontade de se isolar, de ficar sozinha.
Mas, afinal, o que está lhe deixando com vontade de sumir? Com essa angústia no peito? O que é que lhe falta?
Todos, na família, estão com saúde. Assim, também, estão suas finanças e a vida profissional. Do mesmo modo, o casamento. Provavelmente, até seu marido que, como todos os homens, tem dificuldades para “ler” o emocional feminino, já deve ter percebido e comentado:“Você vive reclamando de tudo. O que é que lhe falta pra ser feliz?”
E o pior, você não sabe o que está faltando.
Você está sempre reclamando!
Aí, vem um sentimento de culpa! Uma culpa enorme por estar se sentindo, assim, sem ter um motivo. Ou seja, você está perdida e não sabe que direção tomar. E, então, você tem vontade de chorar numa explosão de sentimentos.
A verdade é que você não sabe o que quer.
Entretanto, o mais incrível, é que estes sentimentos confusos e de baixo-astral, podem, simplesmente, desaparecer de uma hora para outra…
“Tomara que nunca mais apareça”, você pensa. Porem, lá pelas tantas, sorrateiramente, essa coisa vai retornar…
Na mulher+50 insatisfação poderia ser explicada pelas flutuações hormonais da menopausa.
Conseguiu identificar? É aquela coisa… Ou seja, a instabilidade emocional que é provocada pelos níveis oscilantes dos hormônios femininos no cérebro. Além do mais, estas alterações poderiam iniciar até 10 anos da parada definitiva da menstruação e desaparecer anos depois. Por outro lado, poderia não ser constante, desaparecendo por tempos e depois retornar.