Ciclo de vida reprodutiva moderno? Em função da longevidade atingida em nossos dias, muita coisa mudou. Dos avanços da medicina à qualidade da alimentação… Do uso de anticoncepcionais orais [ACO] aos padrões morais e estilo de vida…
Conheça algumas curiosidades a respeito do ciclo de vida reprodutiva moderno.
As mudanças foram uma constante ao longo da história humana, caso contrário não teríamos chegado onde chegamos nem evoluído. Entretanto, aparentemente, nos últimos 2 séculos, a velocidade com elas vêm ocorrendo é que acelerou!!!
As velozes alterações ocorreram nas mais diversas áreas, mas, aqui no blog, queremos focar no organismo feminino e no comportamento da mulher.
De afetar a idade da primeira menstruação das meninas, a idade para casar, o número casamentos, o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e, até, a quantidade de filhos da família moderna. E, isso, para citar apenas algumas situações.
Ciclo de vida reprodutiva moderno mudou porque as mulheres mudaram
Nosso estilo de vida mudou muito… As famílias diminuíram de tamanho, mas o número de casamentos aumentou.
Mas, sem dúvida alguma, o grande divisor de águas foi o desenvolvimento do anticoncepcional oral.
A partir da utilização de anticoncepcionais hormonais por via oral, o número de filhos na família moderna passou a ser controlado pela mulher.
Como o ciclo de vida reprodutiva era há 100 anos…
Há mais de 100 anos, questões nutricionais afetavam, inclusive, a menarca [a primeira menstruação da vida destas meninas]. Assim, nos países com melhores condições de desenvolvimento e acesso à saúde, uma adolescente típica teria sua primeira menstruação entre 14 e 16 anos de idade.
História de vida da menina sob o ângulo do ovário
Esta moça teria seu primeiro filho quando, ainda, muito jovem. Ou seja, geralmente, 2 a 3 anos após a Menarca. Desse modo, ela poderia engravidar com grande frequência.
Ela teria filhos com frequência. Desse modo, passaria em “estado de gravidez” uma grande parte da sua vida.
A amamentação dos filhos consumiria outros bons anos de sua vida.
Assim, durante sua existência, a mulher típica da época teria menstruado entre 100 e 200 vezes.
Em nossos dias, o ciclo de vida reprodutiva moderno…
Em nossos dias, a menina média tem sua primeira menstruação, chamada de menarca, em torno dos 12 anos.
Filhos na família moderna
A mulher moderna tem seu primeiro filhos com mais idade. Chama a atenção quando a primeira gestação ocorre antes dos 21 anos.
Para um grande número de mulheres da atualidade, este primeiro será seu único filho.
A mulher moderna amamenta poucos meses, já que precisa retornar à vida profissional.
Durante a vida reprodutiva, esta mulher tem de 350 a 400 ciclos.
A mulher da atualidade passa a maior parte de sua vida fértil sob o efeito de métodos contraceptivos hormonais. Os mais usados são os Anticoncepcionais Orais ou ACOs.