Você sabe o que é a Síndrome Geniturinária da Menopausa [SGM]?

Síndrome Geniturinária da Menopausa é definida como uma série de sintomas e sinais, que pode afetar as mulheres já a partir da Perimenopausa. Assim sendo, a SGM estaria associada, principalmente, à diminuição dos níveis do hormônio Estradiol e, também, de outros hormônios sexuais esteroides.

Síndrome Geniturinária da Menopausa é a nova terminologia, em uso desde 2014, criada pela Sociedade Internacional para o Estudo da Saúde Sexual das Mulheres e pela Sociedade Norte-Americana da Menopausa. Desse modo, a síndrome englobaria as disfunções sexuais, genitais e urológicas decorrentes da Menopausa.

Áreas afetadas pela Síndrome Geniturinária da Menopausa [SGM]

A falha na produção adequada dos hormônios ovarianos poderia vir a ser percebida vários anos antes da parada da menstruação. Assim sendo, algumas mulheres já poderiam apresentar sintomas relacionados à carência destes hormônios até 10 anos antes da menopausa.

Diminuição do desejo sexual pode surgir até 10 anos antes da menopausa .

A SGM pode atingir diferentes áreas do corpo da mulher, causando grandes desconfortos e dificuldades.

Áreas atingidas pela Síndrome Geniturinária da Menopausa:

  • grandes e pequenos lábios vaginais
  • clitóris
  • introito vaginal
  • vagina
  • uretra
  • bexiga

Síndrome Geniturinária da Menopausa: sintomas.

Sintomas Sexuais

  • diminuição do desejo sexual
  • diminuição da lubrificação vaginal na relação
  • dor ou desconforto durante a relação
  • dificuldade de atingir o orgasmo
  • sangramento vaginal após a relação sexual

Diminuição do desejo sexual como sintoma da SGM

Estudo realizado nos Estados Unidos avaliou qual o nível de interferência provocado pela SGM na qualidade de vida da mulher. Neste caso específico, seriam focados aspectos e disfunções na esfera sexual associados à Síndrome Geniturinária da Menopausa.

Do total de mulheres entrevistadas, 50% relatou que sua vida sexual havia sido afetada por manifestações da SGM. Neste sentido, foram solicitadas a especificar as alterações. Assim:

  • 32% referiu diminuição do desejo sexual [redução da libido]
  • 22% citou ter diminuído a atividade sexual
  • 16% referiu desconforto e dor na relação
  • 10% disse ter deixado de ter relações sexuais.
Síndrome Geniturinária da Menopausa causa problemas na esfera sexual.

50% das mulheres estudadas referiu que a vida sexual havia sido atingida por problemas decorrentes da SGM.

Sintomas Genitais da Síndrome Geniturinária

A secura vaginal ou diminuição da umidade que é própria da vagina pode afetar as mulheres em qualquer faixa de idade. Entretanto, é após a menopausa que esta situação vai se tornar muito mais comum. Ou seja, a SGM pode afetar mais de 50% das mulheres.

Funções de proteção perdidas provocariam a Síndrome Geniturinária da Menopausa

A vagina possui um sistema de proteção local que é muito complexo por envolver diferentes aspectos da área genital. Assim sendo, ela poderia cumprir várias funções, simultaneamente, afetando extensa região.

Neste sentido, se destacaria a produção de uma substância hialina, transparente, levemente viscosa, semelhante a um gel que é secretada por um conjunto de glândulas no colo do útero. Em decorrência destas características, o gel se moveria, lentamente, pelas paredes vaginais, em direção à saída, junto aos pequenos lábios vaginais. Portanto, atuaria removendo células mortas e impurezas e fazendo a higiene do local.

Por outro lado, a secreção vaginal teria um pH levemente ácido, que auxiliaria na

, prevenindo corrimentos e doenças como a candidíase. Entretanto, outra importante função seria a de lubrificação da vagina, o que facilitaria a relação sexual.

Sintomas genitais mais comuns:

A diminuição do desejo sexual provoca  afastamento casal.

Sintomas Urinários da Síndrome Geniturinária

A síndrome poderia incluir uma variedade de manifestações do aparelho urinário. Entretanto, os que mais se destacariam seriam as infecções urinárias de repetição que surgiriam muitos antes da menopausa. Por outro lado, manifestações mais discretas da carência hormonal, seriam os sintomas urinários de urgência e de aumento da frequência.

Sintomas urinários mais comuns:

Síndrome Geniturinária da Menopausa: incontinência urinária.

A urgência urinária pode afetar, inclusive, a vida social da mulher.

Conclusões

De maneira geral, as mulheres não precisariam apresentar todos os sintomas para receberem o diagnóstico de Síndrome Geniturinária da Menopausa.

Desse modo, os sintomas poderiam ocorrer em diferentes momentos da perimenopausa e pós-menopausa. Além do mais, as manifestações agudas poderiam ocorrer com diferentes intervalos de tempo.

Por outro lado, a agudização dos sintomas, também, poderia ocorrer em sequência, com alguns sintomas se sobrepondo a outros ou não.

Em resumo, a SGM seria uma alteração progressiva e crônica que necessita de tratamento. Para tal, a Reposição Hormonal da Menopausa seria uma ótima opção, já que permitiria uma rápida recuperação da região carente do hormônio estradiol.

Deixe um comentário