A razão pela qual na mulher+50 usar salto alto passa a ser um sofrimento, está começando a ser esclarecida.
Ou seja, aquela dor nos pés, que aparece logo após calçar um sapato de salto alto, na mulher+50 decorreria de um conjunto de situações causadas e/ou potencializadas pela menopausa. Entre elas, se destacaria o emagrecimento dos pés.
Para a mulher+50 usar salto alto passa a ser insuportável!
Na mulher+50 dor nos pés começa a ser uma queixa constante, obrigando-a mudar o jeito de escolher seus sapatos.
No início, tenta preservar seus sapatos de salto alto para ocasiões especiais, mas, depois de algumas vezes, desiste deles…
Assim, numa próxima etapa, compra sapatos com salto tipo agulha/stiletto, porém um pouco mais baixos. Mais adiante, opta por sapatos com saltos grossos ou sapatos com salto Anabela. Depois, saltos quadrados, porém bem mais baixos.
Entretanto, depois de alguns poucos anos, passa a priorizar o conforto, abre mão da vaidade e se entrega às sapatilhas. No dia a dia, vai usar tênis e rasteirinha…. É uma progressão rumo ao comodismo…
Mulher que chega ao estágio das sapatilhas, nunca mais vão usar aqueles sapatos de salto alto. Talvez, use para entrar na igreja no casamento do filho. Porém, tenho certeza que já deixou uma sapatilha no carro para mais tarde.
Não conseguir mais usar salto alto é uma perda para a mulher+50
O vilão seria o emagrecimento dos pés. Em síntese, poderíamos dizer que as almofadas de gordura, desenvolvidas pela natureza com a função de diminuir o impacto com o solo, perderiam estofamento. Ou seja, as almofadinhas de gordura emagreceriam.
Ainda, mais, quando nos aproximamos dos 50…. Justamente nesta fase da vida em que baixar algumas gramas de gordura exige um tremendo sacrifício…
E, então, você é informada que os seus pés emagreceram espontaneamente, sem você saber, nem perceber…
As solas dos pés começariam a “emagrecer” bem no início da vida adulta muito lentamente.
Entretanto, na perimenopausa, a velocidade das alterações começa a aumentar. Ou seja, a reabsorção das almofadinhas de gordura é acelerada e, assim, começa a ser percebida pelo desconforto nos pés
Dores nos pés como sintomas da menopausa
Pés dos bebês e das crianças
Ao nascer, nossos pés estão envolvidos por diversas camadas de gordura com o objetivo de protegê-los. Em função disso, os pezinhos do bebê são assim fofinhos. Ou seja, estão repletos de almofadinhas de gordura.
Observe as formas arredondadas dos dedinhos e as curvaturas da sola dos pés do bebê ao lado… Agora, compare com os seus. Certamente, já percebeu as mudanças provocadas pelo tempo.
Pés do ser humano adulto
A movimentação física do dia a dia gera grande atrito e pressão sobre os 26 ossos, 33 articulações e incontáveis músculos, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos do pé. Assim sendo, uma estrutura tão sofisticada estaria mais propensa a traumatismos.
- O pé humano é constituído por
- 26 ossos,
- 20 músculos,
- 33 articulações,
- 114 ligamentos.
Qual seria a função da gordura dos pés ?
- Servir de estoque de energia para os momentos de carência de alimentos.
- Fazer o isolamento térmico do organismo.
- Proteger as estruturas e órgãos internos do corpo nas quedas, fazendo amortecimento de impactos.
- Estou, apenas, citando algumas… Desse modo,
Na mulher+50 usar salto alto causa muita dor devido ao impacto no solo.
Em função da sobrecarga e desgaste sofridos, a gordura dos pés passa a sofrer com suprimento insuficiente de nutrientes, podendo ser reabsorvida pelo organismo. Nesse sentido, levaria à perda de volume das almofadas de gordura plantar.
As flutuações hormonais da Perimenopausa tenderiam a acelerar as alterações provocadas pelo envelhecimento. Assim sendo, para se ter uma ideia, ao atingir a idade de 45 anos, uma pessoa normal já terá caminhado ou corrido cerca de 100.000 km.
Entretanto, apesar de todo impacto e atrito sofrido, a espessura das almofadas de gordura estaria praticamente intacta.
100.000 km: distância percorrida pelo indivíduo médio antes de chegar aos 45 anos
As camadas de gordura estão representadas, na imagem ao lado, na cor amarelo-ouro.
Sintomas da menopausa: para a mulher+50 usar salto alto é sofrido
E é exatamente isto que ela faz na sola dos pés: forma várias “almofadinhas” de gordura que vão atenuar o impacto entre o solo e nossos ossos, ligamentos, veias, artérias e nervos.
Assim sendo, estas almofadas seriam formadas por paredes de colágeno e elastina e repletas de adipócitos [nome das células de gordura]. Desse modo, um acolchoado de gorduras é formado ao longo da sola do pé.
A gordura da planta dos pés vai diminuindo e usar salto alto fica cada vez mais difícil na mulher+50
Na Transição da Menopausa, por outro lado, alterações hormonais e metabólicas tornariam os pés mais vulneráveis a traumatismos. Assim, a diminuição da espessura das almofadas de gordura dos pés poderia ser potencializada.
Em decorrência disto, haveria um afinamento maior das almofadas de gordura, provocando um aumento do impacto das estruturas dos pés com o solo e causando mais lesões.
Algumas vezes, as almofadas de gordura acabam se deslocando para outras áreas, em função de traumas, perdendo sua função original. Desse modo, a alteração poderia vir a atrapalhar o correto funcionamento do pé.
Conclusão
A diminuição das almofadas de gordura dos pés é uma das razões mais importantes para a mulher+50 deixar de usar salto alto.
O excesso de peso corporal e o uso de sapatos [com ou sem saltos altos] inadequados ao formato dos pés, podem potencializar a velocidade de reabsorção da gordura plantar.
Observação – Sintomas da menopausa: Fascite Plantar
Todos nós temos estas almofadinhas de gordura, as “almofadas de gordura plantar”, na parte debaixo dos pés. Entretanto, quando elas diminuem, podemos apresentar vários problemas , como a Fascite Plantar, entre outros.