A Transição da Menopausa iniciaria, lenta e gradualmente, até 10 anos antes da Menopausa [Última Menstruação] e se prolongaria até que as principais manifestações desta montanha-russa hormonal se encerrassem, já na pós-menopausa. Acredita-se que a conclusão de todo o processo da Transição da Menopausa ocorra próximo aos 70 anos de idade.
Menopausa é uma fase de vida repleta de desafios…
A verdadeira dimensão da Menopausa só, recentemente, passou a ser compreendida. Sua complexidade é assustadora!
A menopausa delimita o fim da vida reprodutiva
Folículos Ovarianos Diminuem Gradualmente desde o Nascimento
Fases da Menopausa são complexas
São inúmeras e confusas as definições utilizadas com o intuito de definir as fases da menopausa. Neste sentido, colaborariam a diversidade de sintomas físicos e emocionais provocados pelo sobe e desce dos hormônios produzidos pelos ovários, bem como, o que aconteceria em cada um desses momentos.
Assim sendo, é mais um desafio que precisa ser vencido. Por outro lado, para uma área que está “acabando de nascer”, poderia ser considerado algo já esperado!
A Transição da Menopausa pode iniciar até 10 anos antes da menopausa.
Pode parecer estranho, mas, comparado a outros temas médicos, o estudo da Menopausa, suas causas, consequências, tratamento e benefícios da reposição, para citar alguns temas vibrantes, está apenas começando.
Assim, compreendendo que a Menopausa é um longo e complexo processo, e que é muito difícil definir períodos e fases exatas [ cada mulher tem sua carga genética e suas características de funcionamento], vamos às definições gerais e mais atuais.
“Menopausa” é usada como um termo guarda-chuva
Existe a tendência de se usar o termo guarda-chuva Menopausa para descrever grande parte das alterações que as mulheres apresentariam ao longo do processo. Assim sendo, o termo Menopausa definiria, apenas, o evento que é a última menstruação da vida de uma mulher, nada mais.
Modernamente, tem se preferido usar a terminologia Transição da Menopausa para definir a todo este processo.
“Menopausa” é usado como um termo guarda-chuva.
Transição da Menopausa: definição
Transição da Menopausa englobaria o período em que seria iniciado o processo de desmantelamento de um organismo apto a reproduzir em um organismo envelhecido e infértil. O processo ocorreria devido à exaustão do folículos ovarianos, que nasceriam com a mulher, promovendo intensas alterações hormonais.
A Transição da Menopausa, por definição, iniciaria até 10 anos antes da parada da menstruação e se estenderia, ainda, por anos, até que as principais manifestações das flutuações hormonais passassem. Ou seja, a Transição da Menopausa iniciaria quando mínimas flutuações dos hormônios ovarianos começassem, causando sintomas extremamente sutis. Desse modo, as manifestações destas alterações passariam quase que despercebidas, nem sendo associadas à menopausa, já que não envolveriam irregularidades menstruais.
Por outro lado, à medida que a menopausa fosse se aproximando, inúmeros sinais e sintomas desta montanha-russa hormonal [os sintomas da menopausa] poderiam surgir, afetando o bem-estar e a saúde da mulher. Neste sentido, a genética influenciaria tanto no tipo de sintoma quanto na sua intensidade.
Após a última menstruação [Menopausa], a Transição da Menopausa prosseguiria para uma fase onde os níveis do hormônios ovarianos estariam bastante diminuídos, mas, ainda assim, apresentariam alguma flutuação. Posteriormente, estes hormônios atingiriam níveis quase indetectáveis. Dessa maneira, Transição da Menopausa se encerraria quando as principais manifestações da carência dos hormônios ovarianos tivessem acabado.
Acredita-se que a conclusão de todo o processo da Transição da Menopausa ocorra próximo aos 70 anos.
Ainda em nossos dias, a Menopausa parece continuar a ser associada, quase que, exclusivamente, às alterações menstruais e aos fogachos.