Que as rugas aumentam depois dos 40 anos, nós já sabíamos … Mas que, provavelmente, a transição da menopausa seja o gatilho para que elas apareçam repentinamente, é uma novidade…..
Também é chamado 17 β-estradiol. É o mais potente dos estrógenos que é produzido, naturalmente, no organismo feminino.
A Menopausa é a responsável pela diminuição dos níveis do Hormônio Estradiol, causando um estado de hipoestrogenismo. n C C V que acelera a deterioração da pele provocada pelo envelhecimento ‘normal’ do organismo.
As rugas se formariam em função da diminuição da elasticidade da pele provocada pela perda do tecido conectivo e pela degeneração das fibras elásticas. Mulheres que entraram na menopausa, há pouco tempo, tenderiam a ter uma perda média na elasticidade da pele de 1,5% ao ano.
Os limites do rosto são bem definidos na juventude. A pele e os tecidos moles [logo abaixo da pele e aderidos à pele] estão posicionados sobre os ossos, acompanhando o formato dos ossos.
À medida que o tempo passa, o rosto vai perdendo aquela nitidez dos traços da juventude, como se suas estruturas fossem derretendo ou como se estivessem se ‘desprendendo’ dos ossos. As bochechas [as maçãs do rosto] parecem perder volume… A testa vai escorregando… O nariz vai ‘descendo’ e ficando mais comprido… A papadinha começa a aparecer…. Etc, etc, etc… .
Abaixo estão listados alguns sinais de que sua pele já pode estar sentindo falta dos hormônios ovarianos, produzidos em abundância antes do início da transição da menopausa. Confira como está a sua pele!
Sinais de que sua pele está carente de Estradiol:
- aumento das rugas finas
- aumento da profundidade das rugas de expressão
- maior ressecamento
- diminuição da oleosidade da pele
- diminuição da barreira de defesa da pele [sensação de ‘repuxamento’]
- afinamento da pele
- aumento da flacidez
- aparência frágil
- falta de turgor
- aumento da sensibilidade ao frio e ao vento
- cicatrização lenta de lesões
