Estudo SWAN, o Estudo da Saúde da Mulher Através da Nação ou Study of Women’s Health Across the Nation (SWAN) é chamado o grande estudo epidemiológico em andamento nos Estados Unidos. Assim sendo, seu objetivo é analisar a saúde da mulher madura.
O que seria um estudo epidemiológico?
Seria um estudo que teria por objetivo entender o processo saúde-doença de uma determinada população humana. Assim sendo, buscaria explicações sobre a ocorrência das doenças, os danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva. Desse modo, os resultados destes estudos auxiliariam na prevenção destas patologias.
Estudo sobre a transição da menopausa
O SWAN teve início em 1994 e, entre 1996 e 1997, reuniu um total de 3.302 mulheres, de 7 centros de pesquisa localizados em diferentes estados americanos. Para participar desta fase do estudo, as mulheres deveriam ter entre 42 e 52 anos, ter o útero e, ao menos, um dos ovários. Também, deveria ter menstruado, no mínimo, uma vez nos últimos 3 meses. Por outro lado, não deveria ter usado qualquer tipo de medicamento hormonal, como anticoncepcional oral, neste mesmo período.
Além disso, as mulheres convidadas a participar do estudo deveriam representar os 5 grupos étnico-raciais. Além disso, as participantes teriam diferentes vivências e experiências de vida, em função de se originarem de grande variedade de culturas.
Ao longo de todos esses anos, as participantes deixaram amostras de material biológico, como sangue e urina, guardados no NIA Biobank [banco biológico do Estudo SWAN], para pesquisas.
Avaliação da saúde da mulher na transição da menopausa: objetivo do Estudo SWAN
O estudo tem examinado as modificações físicas, biológicas, psicológicas e sociais que ocorrem nesta fase de transição da vida da mulher.
Ou seja, o SWAN foi elaborado para compreender a Transição da Menopausa e analisar o que pode ocorrer com as mulheres do ponto de vista físico e emocional, bem como suas complicações.
Antes do SWAN, a compreensão que os médicos tinham sobre a transição da menopausa era baseado em estudos realizados com mulheres que buscavam tratamento para suas disfunções hormonais. A partir deste estudo, mulheres da população em geral começaram a ser acompanhadas.
Importância do SWAN para a mulher na transição da menopausa
Assim, o objetivo deste estudo é auxiliar cientistas, médicos, profissionais da saúde em geral e às próprias mulheres a lidar com os sinais e sintomas decorrentes desta fase de grande flutuação hormonal, além de suas sequelas.
Ou seja, possibilitar que as pessoas compreendam a importância de que, o que ocorre nesta fase da vida, vai ter importantes repercussões na saúde e na qualidade de vida na velhice.
Saúde pública e o Estudo SWAN
O aumento da expectativa de vida tem se mostrado um desafio maior ainda, exigindo cada vez mais dos sistemas de saúde de todos os países. Nesse sentido, a necessidade de medidas de saúde pública e de prevenção de doenças têm se tornado essenciais.