Deu um branco descreveria um dos maiores temores das mulheres em torno dos 50 anos. Ou, em outras palavras, as mulheres que estariam enfrentando as grandes flutuações hormonais características dos anos que antecedem a menopausa [a última menstruação]. da perimenopausa. Assim sendo, entenda como a diminuição dos hormônios femininos pode afetar o seu cérebro e o que você pode fazer para “amenizar a situação”.
Deu um branco!
Como você reagiria se, abrindo seu computador [ou celular], se deparasse com os dizeres abaixo:
Memory Empty (Memória Vazia)
Certamente, você ficaria muito estressada, talvez, até, estressadíssima! Eu, ao menos, ficaria…
Agora, imagine, se esta informação viesse do seu cérebro... Você tentando acessar uma informação… e, nada, nada da resposta que está pedindo… Deu um branco… Assim sendo, muito provavelmente, a primeira ideia que lhe viria à mente seria: “Estou com Alzheimer!”
“Deu um branco! Não estou encontrando a informação…”
Creio que você entraria em pânico. Eu, Sandra, certamente, entraria!!!
E, quase que simultaneamente, você começaria a perceber o suor umedecendo sua nuca e sua testa. [No início, ninguém perceberia que você estaria suando…]. Entretanto, alguns segundos depois, surgiria “aquele” calor na cabeça e o suor começaria a escorrer. Que situação embaraçosa!
Um apagão de memória causa muita ansiedade…
E, quanto mais você tentasse, mais o apagão de se materializaria… E a ansiedade fluindo, especialmente, se você estivesse em meio a outras pessoas…
Talvez nem fosse uma informação tão relevante, mas, para as Magnânimas, que sempre estão em busca da perfeição, seria uma falha grave.
Não é fácil ser Magnânima!
Em alguns períodos da longa Transição da Menopausa, as mulheres poderão apresentar lapsos de memória, os terríveis “brancos” na memória, que são assustadores. Assim sendo, mais uma vez, o principal responsável por tal situação parece ser o hormônio Estradiol.
Neste sentido, algumas mulheres, em função de características individuais e genéticas, poderão apresentar “os brancos” com grande frequência; outras, apenas, esporadicamente… No entanto, a verdade é que todas terão!
Caso você ainda não tenha tido, não precisa se sentir excluída do grupo… É, apenas, uma questão de tempo. Por outro lado, quando acontecer, você vai saber o que fazer.
Dicas para ‘Sobreviver’ a um Apagão da Memória.
-Situação 1- Deu um branco, mas você está sozinha
Não se estresse!
Pare, imediatamente, de procurar a informação “sumida”.
Mude o foco e procure relaxar.
Respire lenta e profundamente 4 a 5 vezes. Enquanto isso, procure alongar o pescoço, algumas vezes. Simultaneamente, procure pensar em algo bem legal.
Tente acessar a informação. Caso não tenha conseguido lembrar, volte a respirar pausadamente e pare de pensar no assunto.
Movimente-se 3 a 4 minutos intensamente.
Se for possível, procure se movimentar num ritmo acelerado por uns 3 a 4 minutos. Dê uma caminhada pelos corredores da empresa, vá até o estacionamento ou recolha as roupas do varal, guarde coisas espalhadas pela casa, dispense o lixo… Este tipo de atividade ajuda a diminuir a tensão muscular, promovendo maior oxigenação dos tecidos e liberação de neurotransmissores cerebrais.
Sim, eu sei que você vai suar um pouco mais… Mas, no momento, não me ocorre nenhuma outra estratégia além de sugerir prender o cabelo com uma “piranha” ou “Maria Chiquinha”.
Observação Magnânima: pense nas calorias que serão gastas na tentativa de ativar a memória.
Uma boa noite de sono ajuda a revitalizar o cérebro.
Tente lembrar novamente. Caso a informação ainda não tenha aflorado, não insista. Nada como uma boa noite de sono para revitalizar seu cérebro.
-Situação 2- Você está em reunião e deu um branco
Diga que você precisa ir ao banheiro. Deixe a sala e comece a fazer as técnicas descritas na situação 1. Ao retornar, se ainda não tiver lembrado da informação, explique que você está na Perimenopausa.
Provavelmente, quando chegar em casa, você vai lembrar do nome daquela empresa, do nome e do autor daquele livro ou da sigla. Sendo assim, anote aquela informação em local visível [no refrigerador, por exemplo] e na agenda para sua garantia. Nestes casos, em função do estresse gerado com o assunto, existe a possibilidade do cérebro bloquear este nome /sigla, novamente, nos próximos dias.
-Situação 3- Você está ao telefone e acontece um apagão de memória
Caso você tenha o “branco” enquanto conversa ao telefone, “corte” a ligação. Imediatamente, procure a informação e, assim que encontrar, retorne o telefonema com as respostas. Em algumas situações, medidas drásticas são necessárias.
E, mais uma coisa, pare de ficar imaginando que você está com início de Alzheimer. Ao invés disso, procure se informar sobre o assunto ou consulte seu médico. Por outro lado, lembre que pequenos lapsos de memória são característicos de algumas fases da Transição da Menopausa.
Procure ajuda médica
Entretanto, se você tiver qualquer dúvida sobre situações que estejam acontecendo, procure LOGO seu médico ou consulte um neurologista. Assim sendo, você não vai ficar se torturando em vão.
Esclareça o que está lhe afligindo e tire essa preocupação da cabeça. Como resultado, isto também vai ajudar desocupar sua memória. Além do mais, quanto mais precoce a detecção for o diagnóstico de alguma alteração, maiores as chances de sucesso no tratamento.