Casamento e perimenopausa são temas raramente associados. Assim sendo, pequenos estresses do dia a dia do casal raramente seriam ligados a alterações dos hormônios ovarianos, deixando a mulher +40 em desvantagem. Como consequência, estremecimentos conjugais vivenciados por ela poderiam parecer não ter o mínimo sentido.
Entretanto, situações ilógicas ou irracionais, costumam ser mais facilmente compreendidas quando os estudiosos do comportamento feminino procuram traçar um paralelo com as fases hormonais da vida reprodutiva da mulher. Ou seja, tenderiam a interpretar os sentimentos da mulher à luz das ações dos seus hormônios.
Mulher +40 anos, casamento e perimenopausa
Em resumo, quando a mulher +40 começasse a apresentar mudanças bruscas de humor ou de comportamento, a primeira ideia que deveria vir à nossa mente seria a de que estaria na perimenopausa. Isso porque as flutuações hormonais, que vão levar à menopausa, poderiam iniciar até 10 anos antes da parada definitiva da menstruação.
Além do mais, estas manifestações emocionais poderiam começar a aparecer de maneira sutil, muito antes de qualquer alteração do ciclo menstrual.
Casamento e perimenopausa: associação de risco
IBGE: casamentos que terminam em divórcio durariam em média 14 anos [dados de 2017]
A Agência de Notícias do IBGE publicou um artigo muito interessante sobre as Estatísticas do Registro Civil do Brasil 2017.
De acordo com os dados levantados, a idade média dos cônjuges solteiros, ao casar, seria de 30 anos para o homem e de 28 anos para a mulher [ casamentos heteroafetivos].
Neste mesmo sentido, avaliaram o tempo médio de duração do casamento civil. Assim, concluíram que os casamentos que haviam terminado em divórcio em 2017 haviam se mantido por 14 anos. Por outro lado, quando comparados a dados de 10 anos antes, de 2007, os casamentos haviam durado , em média, 17 anos.
Deste modo, poderíamos deduzir que, ao término do casamento, as mulheres estariam com uma idade em torno de 42 e 44 anos, em plena perimenopausa.
A mulher +40 não suporta mais certas atitudes do marido.
Estado emocional “explosivo” decorreria da perimenopausa
As flutuações dos hormônios femininos Estradiol e Progesterona podem acometer a mulher +40 já no início da quarta década de vida.
Neste sentido, os primeiros a serem atingidos seriam os neurotransmissores cerebrais, cujos níveis se tornariam instáveis, levando a um estado emocional “explosivo” [popularmente chamado de “pavio curto”].
A partir de então, a mulher +40 passaria a não suportar mais certas atitudes do marido ou parceiro.
Você se identifica com algumas dessas situações? Seriam sinais de que o casamento acabou?
Sinais de que o casamento acabou?
1 – Você anda muito irritada com seu marido.
Tudo o que ele faz lhe aborrece. São coisas pequenas, certas manias, algumas atitudes que, na verdade, ele sempre teve e você nem se importava. Mas, agora, como mulher +40 anos, você não aguenta mais!
Ao longo da perimenopausa, a mulher +40 vai apresentar fases de estado emocional “explosivo”.
2 – Você tem achado uma chatice acompanhar seu marido nos programas que ele inventa.
São sempre os mesmos programas: aqueles que ele gosta de fazer! Antes, você ia e, até, gostava. Mas, ultimamente, você não tem mais “saco” para ficar rindo e conversando com pessoas que você mal conhece, só para agradá-lo. Você adoraria ficar em casa, assistindo aquela série nova no Netflix…
Que vontade de sumir…
3 – Você anda se sentindo injustiçada…
Por que, sempre, é você que tem que abrir mão dos seus projetos? Onde é que está escrito que as aspirações profissionais dele são mais importantes que as suas? Quando vai chegar a sua vez? Você, uma mulher +40 anos, se anulou muitas e muitas vezes e ele nem reconheceu…
Na Transição de Menopausa, o relacionamento passaria por grandes questionamentos.
4 – Você acha que seu marido está precisando de uma reciclagem.
Abrir a mente, renovar os assuntos. Talvez, fazer algum curso, uma pós-graduação, um mestrado…
Afinal, quem não precisa de uma sacudida? Certamente, um curso de Inglês não faria mal a ninguém. Talvez isso fizesse ele mudar de assunto.
Ultimamente, ele fala sempre as mesmas coisas: como a conta de luz aumentou, como as coisas estão caras, como cachorro está perdendo pelos, o que a mãe dele falou… Para resumir, ele anda muito chato!
Agora, no auge da vida de uma mulher +40 anos, você se pergunta: onde foi parar aquela conversa gostosa que fez você se apaixonar por ele?
Casamento e perimenopausa: a sintonia acabou!
5 – Você perdeu o prazer de cozinhar para o seu amor… Anda, até, sem paciência para escolher comida congelada no supermercado.
Logo você que, por mais cansada que estivesse, sempre achava forças para fazer as sobremesas preferidas dele. Ou seja, ia noite adentro na cozinha só para agradá-lo. Entretanto, eram outros tempos… O que mudou?
Casamento e Perimenopausa: o sonho acabou?