A Grande Sabedoria das Mulheres na Menopausa

Mulher madura sorridente procura por livros em uma estante.
A grande sabedoria das mulheres na menopausa costuma estar disfarçada por sua modéstia.

Talvez seja a experiência de vida acumulada, ao longo dos anos, a responsável pela sabedoria das mulheres na menopausa… Ou, quem sabe, seja a flutuação hormonal na Perimenopausa que ative circuitos neurológicos especiais nas mulheres que chegam a esta fase da vida. Ou, ainda, um curto-circuíto geral que aconteça no dia da última menstruação…

O fato é que, ao longo da Transição da Menopausa, nós, mulheres, sofremos uma série de mudanças físicas e emocionais que, vamos dizer, aprimoram nossa maneira de olhar a vida.

E, repetindo um antigo clichê, passamos a encarar a vida com outros olhos e, nesta questão feminina, “novos” olhos.

Ver a vida com ‘novos’ olhos! Seria este o segredo da sabedoria das mulheres na menopausa ?

Um olhar, meticulosamente, talhado, aprimorado e polido, resultando num olhar multifacetado, que mescla ‘rebeldia’, autoestima, otimismo, emoção, razão, inteligência, paciência e tolerância, para citar alguns.

O olhar multifacetado mescla autoestima, rebeldia, otimismo, emoção, razão, inteligência, tolerância e muito mais!

Este olhar tão especial, por sua vez, criou a necessidade de um “novo” dicionário, mais feminino e mais flexível. Um pouco diferente daquele dicionário que usávamos desde menina… enorme, pesado, cheio de termos assustadores e palavras com significados complexos.

Um dicionário que acompanhasse nossas expectativas e necessidades, que mostrasse termos com significados mais leves, otimistas e pró-ativos, e, portanto, mais compatíveis com a “essência” das mulheres na Transição da Menopausa.

grande sabedoria das mulheres na menopausa

Assim, convido, vocês, a participarem da criação do Dicionário das Mulheres na Menopausa. Este é apenas o início das descobertas da grande sabedoria das mulheres na menopausa, ou que vão em direção a ela. Todas elas são magnânimas, sem exceção.

Você sabe quem são as magnânimas? Descubra aqui e aqui.

Problema X Desafio

Na Transição da Menopausa, só de ouvir a palavra PROBLEMA, já começamos a sentir um calorzinho no rosto e pescoço, que pode vir associado a um aperto no peito e/ou respiração mais acelerada.

Para nós, problema sugere algo catastrófico, sofrido e angustiante! Assim sendo,  mesmo antes de saber do que se trata, já começamos a nos angustiar e sofrer por antecipação

Por que isto acontece?

Por que a palavra problema é sempre um problema?

A palavra problema sempre vem associada a uma carga emocional muito negativa, aprendida desde quando éramos muito pequenos.

Moça cobre os lábios com os dedos das mãos, gesto de dúvida.

Como assim?

O cérebro humano, desde muito jovem, aprendeu a avaliar e registrar tudo o que acontecia ao seu redor, em especial, na fisionomia das pessoas presentes.

Nas mulheres, a área cerebral destinada à leitura e à interpretação de emoções e sentimentos ocupa o dobro da área que é destinada para esta função no cérebro masculino. Isto dá às mulheres uma grande aptidão para fazer a “leitura” das emoções das pessoas.

Problema: “algo muito ruim”

Então, por que não trocar a palavra carregada emocionalmente por uma mais otimista? Não parece uma solução inteligente?

E se fosse DESAFIO? O que é um desafio?
Desafio é uma provocação que nos obriga a sair da zona de conforto para encontrar a solução. É um estímulo ao aperfeiçoamento e criatividade, resultando no sucesso.

Desafio: provocação que nos obriga a sair da zona de conforto para encontrar a solução.

DICA

Problema ou Desafio? O que soa melhor?

“Tenho um problema” ou “Tenho um desafio”?

Na Transição da Menopausa e na Pós-Menopausa deveríamos usa, apenas, o termo desafio, pois, aí, não receberíamos aquela carga emocional negativa associada à palavra problema.

Qual a sua opinião? Você poderia sugerir outros termos?

Deixe um comentário