Este conceito não é nenhuma novidade e foi popularizado na década de 70 . Nesse sentido, a executiva de Marketing, a britânica Susie Faux acabou liderando um movimento em prol de roupas de trabalho bem cortadas e de classe. Afinal, ela era filha de um importante alfaiate dos anos 40 e cresceu vendo a importância de vestir-se bem.
Susie tinha a noção de que uma roupa bem cortada poderia influenciar a vida de uma pessoa.Ou seja, já que permitia uma atitude positiva e confiante diante do mundo.
Guarda-Roupa Cápsula?
Anos mais tarde, Susie adaptou seus conceitos de infância aos novos tempos. Assim sendo , onde as mulheres também faziam parte do mercado de trabalho e disputavam, cada vez mais, postos elevados.
Assim, resolveu criar roupas para mulheres que trabalhassem fora.
Wardrobe: Develop Your Style & Confidence – livro escrito por Susie Faux
Susie sabia que as mulheres necessitariam de muita autoestima e segurança nesta empreitada. Assim, se se vestissem com roupas de qualidade, poderiam passar a mesma mensagem de poder que os bem cortados ternos masculinos.

Rede de lojas em Londres
Em 1973, Susie abriria sua primeira loja, em Londres, voltada para mulheres de negócios. Assim, seu sucesso veio rápido e, em pouco tempo, o negócio se desenvolveu, fazendo que Susie abrisse várias lojas em diferentes cidades.
Em 1980, lançou o livro Wardrobe: Develop Your Style & Confidence, no qual apareceria, pela primeira vez, o termo “Capsule Wardrobe” ou, em português, “Guarda-Roupa Cápsula”.
“Guarda-Roupa Cápsula: um guarda-roupa básico formado por peças de qualidade, bem cortadas, que combinam bem entre si e são valorizadas por acessórios”.
Susie Faux

Nos últimos anos, o conceito de guarda-roupa cápsula começou a ser resgatado por um grande número de mulheres, não apenas as profissionais, mas aquelas que não queriam dispender energia mental se preocupando com a vestimenta.
Dia a dia prático com guarda-roupa cápsula
Um guarda-roupa cápsula teria por objetivo auxiliar a mulher a se vestir com facilidade e rapidez, estar bem vestida e fazê-la se sentir bem.
Este conjunto de roupas ideal deveria ter 35 a 40 itens para cada estação, não incluindo acessórios nem roupas íntimas.
