
Mudanças Corporais que Ocorrem ao Longo da Vida e Podem Ser Confundidas com a Distensão Abdominal
Afastamento e/ou Rompimento dos Músculos Retos Abdominais
Após o nascimento do primeiro filho, já nos primeiros dias, um grande número de mulheres tem um choque ao se olhar no espelho. Seu abdômen, agora sem o bebê, está totalmente alterado. Ao longo dos meses, o útero vai encolher e voltar ao volume prévio, a musculatura vai encolher e firmar, as gordurinhas “extra” serão consumidas com a amamentação e o corpo volta ao seu normal [ao menos, em teoria!]
Entretanto, algumas mulheres confundiriam o aumento do volume do abdômen provocado pelo afastamento e/ou ruptura dos músculos Retos Abdominais [muito distendidos na gravidez] com o inchaço abdominal.
Mudanças na Distribuição da Gordura Corporal na Menopausa
Na transição da menopausa, em função da diminuição da produção dos hormônios ovarianos, grandes alterações metabólicas vão acontecer e atingir todas as células do organismo feminino.
Estas alterações se desenvolverão gradualmente e, uma vez iniciadas, não poderão mais ser suspensas. Fatores individuais genéticos, epigenéticos e ambientais poderão interferir no processo de desmantelamento da capacidade reprodutiva da mulher [a menopausa], acelerando ou desacelerando, a velocidade da progressão.

Adipócitos são os primeiros a serem afetados pela diminuição dos hormônios femininos na Menopausa
Provavelmente, os adipócitos [células de reserva de gordura] sejam os primeiros a serem atingidos pelas alterações metabólicas. Desse modo, os depósitos de gordura serão mobilizados e reposicionados na região central do corpo, em especial, na região abdominal, tronco e braços, sem que ocorra mudança no peso corporal.
Assim, quando a mulher percebe que o abdômen aumentou, que a barriga está diferente pois parece bem mais saliente [ “minha barriga nunca foi assim!”] que não ganhou peso e, ainda, assim, a calça quase não fechou… Fica muito ansiosa e preocupada.
Ou você teria feito “algo errado”?
Não consegue entender o que está acontecendo! Começa a pensar se poderia ter feito algo errado…
Lembra das vezes que “matou” a academia [“foi só uma vez – eu acho – estava muito resfriada…”]; das novidades que introduziu na dieta [“peguei a dica no Instagram daquela modelo famosa, aquela bem famosa, me ajuda… esqueci o nome dela, me deu um branco… mas ela é muito famosa, não ía dar uma dica ruim, né?!]; nas taças de vinho…[“…os médicos sempre recomendam!]
Desse modo, muitas mulheres na transição da menopausa acabam associando o aumento do abdômen com distensão abdominal e, não, com a menopausa.
Flacidez Muscular
Mulheres com +50 anos apresentariam aumento do volume abdominal devido à flacidez da musculatura do abdômen decorrente do sedentarismo e envelhecimento. Erroneamente, associariam o aumento da barriga à distensão abdominal.
Ganho de Peso

Algumas mulheres confundiriam o ganho de peso e o aumento da gordura na região abdominal com a distensão e o inchaço.